quarta-feira, 22 de julho de 2009

Trechos

Dando uma organizada nos livros aqui de casa, dei uma folheada na In Verbis de Janeiro-Junho 2006 (Ano XI - Ed. nº 19) e uma epígrafe me chamou a atenção:

"Todo advogado, ao menos uma vez em cada causa, sente que atravessa uma linha que não queria. Acontece que se cruzar vezes suficientes ela desaparece" (Trecho do Filme O homem que fazia chover. Adaptação do Romande de John Grisham por Francis Ford Coppola)

Pois é... Ainda estou no primeiro período da frase, espero não exercer a advocacia o suficiente para chegar ao segundo período! =]

Engraçado que, depois de ter visto a frase, percebi que o artigo epigrafado, "O desafio da Advocacia: Quem foi convocado para socorrer a ética?" é de autoria de dois amigos, Leonardo Mota e Thiago Lanier, aos quais já peço as devidas vênias pelo pequeno furto.

Como diz o povo por aqui e as comunidades do orkut ratificam: Natal é um ovo!

o7

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Monografias...

Nem só de artigos científicos vive o homem...

Minha monografia da Graduação em Direito, trata da Cadeia Produtiva do Setor de Biodiesel sob o enfoque das Avaliações de Impacto Ambiental (AIA) e do Licenciamento Ambiental.

Analisa todo o setor e a eventual necessidade de se particularizar o licenciamento, levantando perspectivas para a inserção sustentável do biodiesel na matriz energética, abordando mecanismos de aceleração do licenciamento, Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) e Cooperação Institucional.

É um trabalho bem interdisciplinar, como quase tudo em Direito Ambiental.

Lhe interessa? Clique aqui para ver.

P.S.: Copiou? Cite a fonte... ; ]

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Artigos Científicos

Meu amigo e colaborador de artigos, Henrique Batista, já publicou no blog dele... Porém, como também sou autor, não poderia deixar de publicar por aqui.

O trabalho trata basicamente da relação jurídica entre posto revendedor de combustíveis e a distribuidora de combustíveis, vínculo que, alguns sugerem, poderia ser regido pelo contrato de franquia.

Será? Se por um lado, a franchising se amolda melhor a realidade contratual, inegavelmente o sistema traz uma ingerência muito grande do franqueador (distribuidora) em relação ao franqueado (posto revendedor). Ademais, é vedado à distribuidora atuar na revenda, salvo pequenas exceções, consoante o art. 12 da Portaria ANP nº 116/2000.

Para saber mais, acesse o texto integral do artigo, clicando aqui.

o7

No princípio era o verbo




E o verbo se fez bytes...

Pois bem, este é um blog pessoal.

Intuito primordial: Virar um arquivo dinâmico pessoal.

Passarão por aqui alguns artigos, trechos de livro e outras bugingangas que eu considerar relevante! =]

Se você encontrar algo que possa lhe ajudar, fico feliz!

Assim, se você, eventualmente, vai copiar algo daqui, me deixe feliz: Cite a fonte!

o7