Estou lendo a coleção dos Pensadores, um maravilhoso presente de meu tio, quando visitei São Paulo este ano. Comecei do princípio, temporalmente falando, ou seja, por Sócrates.
Muito se discute acerca da existência de Sócrates, pois que os escritos porventura existentes, tal qual Jesus Cristo, chegaram a nós apenas por intermédio de seus ouvintes e seguidores. Certo é que sua obra e seu método trazem lições de rara beleza. A forma com que os interlocutores de Sócrates são inquiridos demonstra uma fina agudez de raciocínio.
Pois bem, visando evitar que mais uma bela citação venha a esconder-se nos meandros da minha memória, compartilho-a aqui...
Sócrates ao tratar com Eutidemo, faz menção à célebre frase insculpida no Templo do Óraculo de Delfos, a saber, "Conhece-te a ti mesmo", e afirma o seguinte:
"Os que conhecem a si mesmos sabem o que lhes é útil e discernem o que podem do que não podem fazer. Realizando o que está em seu poder, conseguem o necessário e vivem felizes. Abstendo-se do que vai além de suas forças não caem no erro e evitam o insucesso. Enfim, encontrando-se em melhores condições de julgar os homens, podem, empregando-os proveitosamente, obter grandes bens e evitar grandes males. Ao contrário, os que não conhecem a si mesmos e ignoram o próprio valor não julgam melhor os homens que as coisas humanas. Não sabem nem o que lhes é devido fazer nem como fazê-lo. A respeito de tudo iludidos, deixam escapar a felicidade e precipitam na ruína. Os que agem com conhecimento de causa atingem o objetivo almejado e obtêm honra e consideração. Seus iguai regozijam-se com sua amizade. Nas derrotas buscam seus conselhos, entregam-se em suas mãos, neles depositam suas esperanças de bom êxito e por tudo isso os estimam mais que a ninguém. Já os que vivem às cegas etem-se a fazer o que não deviam, malogram em todos os empreendimentos e, castigados pelo insucesso, tornam-se objeto do desprezo e do ridículo, vivendo sob a zombaria e o desrespeito" (Sócrates. Os Pensadores. São Paulo : Nova Cultural, 1999, p. 232-233)
Tarefa difícil, porém essencial, eis a ordem do dia: Conhece-te a ti mesmo!
o7
Nenhum comentário:
Postar um comentário