O mestrado é de tirar o fôlego!
Mas, vamos tentar não deixar isso aqui às moscas...
Assim, vou postar aqui um link para um fichamento. Vai que serve para alguém...
Aviso logo: Sou muito sucinto. Portanto, o fichamento dos 5 textos apresenta singelas 4 páginas! =]
Trata-se de textos sobre Constitucionalismo. Clássicos! Abade de Sieyes, Lassale, Konrad Hesse, Carl Schmitt e de um Dicionário de Política que tem Norberto Bobbio como um dos autores.
Tenho que fazer umas menções honrosas.
O texto de Lassale (LASSALE, Ferdinand. A essência da Constituição. 5ª ed. Rio de Janeiro : Lúmen júris, 2000, p. 1-40.) é de uma clareza de raciocínio que faz inveja. Não tem como não se seduzir por sua tese de que a essência da Constituição é a "soma dos fatores reais de poder que regem uma nação”. Ah! Um dia eu escrevo com essa fluência...
Sobre o Abade de Sieyes, escrevendo num perídodo próximo a Revolução Francesa, inegavelmente suas afirmações ainda encontram eco nos dias atuais. Senão vejamos: "Havia um estranho país onde os cidadãos que mais se aproveitavam da coisa pública, menos contribuíam, onde existiam impostos vergonhosos, insuportáveis; e que o próprio legislador tratava de degradantes;. Que país é esse onde o trabalho degrada, onde é honroso consumir e humilhante produzir, onde as profissões duras são chamadas de vis, como se pudesse haver qualquer coisa vil além do vício, e como se fosse nas classes trabalhadoras que mais existisse essa vileza, que é a única verdadeira?" (SIEYÉS, Emmanuel Joseph. A Constituinte Burguesa. 4ª ed. Rio de Janeiro : Lúmen Júris, 2001, p. 37.)
Que país é esse??? Hein? Hein? Hein?
Pois é, tá tarde! Konrad Hesse vai ficar para uma próxima.
o7
Ps: Tinha esquecido do Fichamento! o.O
Acesse-o clicando AQUI!
domingo, 23 de agosto de 2009
Trabalhos
Marcadores:
Abade de Sieyes,
Bobbio,
Carl Schmitt,
Constitucionalismo,
Fichamento,
Konrad Hesse,
Lassale
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário